sexta-feira, 8 de maio de 2009

Que País é esse?

Que país é esse? O que chamamos de pátria amada, ou de país em desenvolvimento?
Até que ponto vai nosso nacionalismo?
Tenho certeza que ele está mais presente em épocas de copa do mundo, olimpíadas, jogos pan amereicas, e assim vai.... Na maioria das vezes nosso Brasil é nada mais nada menos do que um mero país em desenvolvimento... (ainda bem que estamos caminhando p/ o desenvolvimento).
Conseguimos depois de anos ter a nossa chamada democracia. O direito do voto, as mulheres começam a votar, e a serem votadas um pouco adiante, temos o livre arbítrio de votar em quem quisermos, a imprensa tem liberdade de expressão.
País livre?
Não sei, talvez, depende do seu ponto de vista sobre determinados assuntos. Mas, uma coisa é certa, a ditadura acabou há muito tempo para ficarmos calados, quando temos voz e vez a sociedade (ou pelo menos deveríamos ter).
Que história é essa de mudar nosso voto para lista fechada? Ou melhor que palhaçada é essa?
Voto em lista fechada para quem não sabe, é aonde você vota no partido, porém diferente da legenda partidária, pois quem escolhe quem encabecerá a lista são os senadores e deputados fedarais, logo os deputados estaduais que estarão no topo logicamente serão os que tem mais "cacique". O pior de tudo é ter que ler, ouvir, que está decisão será melhor, por que mesmo hoje em dia você nunca sabe ao certo em quem voto. Porque quando o seu cadidato já tem o número suficiente de votos para ser eleito, os outros voltos vão para outro candidato. Tudo bem, que isso acontece é fato. Mas, pelo menos a pessoa escolhe em quem quer votar, a partir de suas propostas, simpatia, seja lá o que for.
Com voto em lista fechada isso não acontecerá mais. Além de que cada vez mais familiares, agregados dos políticos entrarão nesse meio tão atrativo (R$). Um exemplo clássica é na Argentina, que o sistema de voto é esse, se olharmos as listas, a maioria tem o mesmo sobrenome, que conhecidência não?!
Ficará cada vez mais difícil um jovem político se eleger. Difícil ? Impossível! E com toda a certeza cada vez menos jovens exercerão o direito á voto...
É inaceitável esse tipo de decisão pelo plenário, se não bastasse toda a roubalheira, agora ainda surge mais essa história.
O povo brasileiro usa nariz de palhaço desde quando? ? ?
Já dizia o eterno poeta : Brasil, mostra a tua cara!

3 comentários:

  1. voto em lista fechada? ridiculo...
    vamos escolher um partido então... PT? hahahaha
    PSDB? PMDB?... ok, ok...

    é preferível voltar a ditadura... assim, o povo percebe a falta que faz o direito de votar em quem quiser e quem sabe comece a lutar por esse direito..

    Fer, saudades hein!... :)

    ResponderExcluir
  2. to mto chique, tenho até comentário internacional, direto de Portugal!

    Com certeza onde está a democracia?

    ResponderExcluir
  3. Voto em lista fechado seria mais um,dos inúmeros erros cometidos pelo Brasil.
    Não só pelo governo brasileiro,mas pelo povo,que não se sente na obrigação de tentar mudar as coisas......
    Parabéns Fer...
    Bjos

    ResponderExcluir