segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Abusado - O Dono do Morro Dona Marta


Abusado – O Dono do Morro Dona Marta

Caco Barcellos


O livro Abusado – O Dono do Morro Dona Marta, do jornalista Caco Barcellos foi publicado em 2003, pela editora Record. São 559 páginas que contam a rotina de uma conhecida favela do Rio de Janeiro, Dona Marta.
Abusado narra a história de vida, a rotina e os principais conflitos de um grupo de jovens que comandam o morro. Tendo como personagem principal Juliano VP, que chegou a ser considerado um dos maiores traficantes do país.
Relatando as curiosas e marcantes histórias do Dona Marta, Caco Barcellos fala das torturas que a polícia praticava contra os moradores e traficantes do morro. As violentas invasões, perseguições e execuções.
Juliano fala das mais inusitadas fugas, como quando foi para Fernando de Noronha, Argentina, entre outros países. Assim como das suas prisões. Com carisma e simpatia, conquistou as mais diversas pessoas conseguindo desmistificar a percepção de alguns sobre o dia-a-dia em uma favela.
Não vale simplesmente a pena ler Abusado – O Dono do morro Dona Marta por uma curiosidade que venha a ter sobre um famoso morro do Rio de Janeiro, mas também por toda a sabedoria e lição de vida que você tira página á página.
Caco Barcellos, nasceu em Porto Alegre, onde deu início a sua carreira de jornalista. Trabalhou em diversos meios, como na Folha da Manhã, em Porto Alegre, revistas Repórter, Isto é, e Veja. Em 1985 foi trabalhar na Rede Globo, onde continua até hoje. Passou por diversos jornais, como o conceituado Jornal Nacional, o programa dominical Fantástico, e o Globo Repórter. Foi correspondente internacional em Londres, no ano de 2002. Atualmente está à frente do programa Profissão Repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário